O ensino cristão deve ser transformador

Rimberg Tavares
3 min readOct 26, 2022

--

O Sermão da Montanha (1877). Carl Bloch (1834–1890).

Por Rimberg Tavares

É fato que nos modelos de educação tradicional o professor é a figura central no processo de ensino-aprendizagem, nesse contexto educacional o docente detém todo o conhecimento e é o principal responsável por transmiti-lo para os alunos, que atuam de forma passiva no processo. No entanto, cada dia mais sentimos que há uma necessidade de romper com esse sistema (falido?) em que os alunos são apenas receptores de informação. É a partir daí que surgem as metodologias ativas de ensino, onde os estudantes passam a estar no centro do processo de ensino-aprendizagem, passando a atuar de forma ativa na sua formação.

Dentre as abordagens para metodologias ativas de ensino está a aprendizagem baseada em problemas. Iremos refletir em como a aplicação desse modelo de metodologia ativa pode transformar o ensino em uma classe de Escola Bíblica Dominical.

Geralmente, nas aulas de Escola Bíblica Dominical o professor da classe é aquele que transmite o conteúdo de forma expositiva e os alunos apenas acompanham. A prática das aulas expositivas, segundo Vera Lúcia, ocorre desde o início da Universidade Europeia no século XIII e ainda hoje domina os ambientes de ensino. No entanto, segundo a autora, a maioria das aulas expositivas não são eficazes enquanto método de ensino e dificilmente geram mudança de atitudes e valores nos seus receptores. Quando observamos o exemplo de escolas bíblicas, posso afirmar por experiência própria que muitas vezes os alunos sequer leem o conteúdo da lição e tem o primeiro contato com o assunto apenas no momento da aula.

Com o intuito de tornar os alunos agentes ativos no processo de aprendizagem em aulas da escola bíblica, pode-se propor uma dinâmica com os passos a seguir. Primeiro, os alunos deverão estudar o conteúdo proposto para aquela semana, supomos que seja sobre ética cristã. Para facilitar esse estudo, desde o início da semana até o dia da aula, o professor irá compartilhar diariamente um texto bíblico referente ao assunto com um questionamento para reflexão. No momento da aula, o professor dará um espaço para que os alunos compartilhem aquilo que aprenderam e levantem dúvidas. Após ouvir e esclarecer as dúvidas, o professor deve dividir a classe em dois grupos e propor um desafio prático relacionado à ética cristã. Os grupos deverão utilizar o conhecimento bíblico adquirido para propor uma solução de como agir naquela ocasião fictícia, um grupo deve apresentar sua proposta ao outro, que por sua vez iria criticar ou reafirmar aquela ação, promovendo o debate com base no conteúdo bíblico estudado durante a semana. Ao final, o professor deve destacar que todo conhecimento bíblico, principalmente no que tange à ética cristã, não deve ficar apenas na teoria, e sim modificar nossas atitudes para que cada dia mais possamos refletir Cristo em nossas vidas.

Esse é um exemplo proposto para aplicação de metodologias ativas no ensino em escolas bíblicas. É necessário que os professores cristãos promovam o desenvolvimento das capacidades crítica, criativa, sociocultural e colaborativa de seus alunos, incentivando-os a serem não apenas ouvintes, mas praticantes da palavra de Deus, deixando-se transformar por ela e sendo agentes de transformação na sociedade.

_____________________________

Ensaio (editado) elaborado em agosto/2021 para o Curso de Pós-graduação Deus, o Cosmos e a Humanidade da Academia ABC2 — Disciplina Educação Científica e Teológica, ministrada pela professora Vanessa Belmonte.

--

--

Rimberg Tavares

Engenheiro. Especialista em Ciências Contemporâneas e Teologia Cristã.